Dicas para responder no momento

Não desista.  Resista à tentação de acabar com a birra de seu filho, dando-lhe o que ele quer quando explodir. Ceder ensina a ela que os acessos de raiva funcionam.

Fique calmo. Respostas duras ou emocionais tendem a aumentar a agressão de uma pessoa, seja ela verbal ou física. Ao permanecer calmo, você também está modelando para seu filho o tipo de comportamento que deseja ver nele.

pra que serve a avaliacao de perfil comportamental

Ignore o comportamento negativo e elogie o comportamento positivo.  Ignore pequenos comportamentos inadequados, pois mesmo atenção negativa, como repreender ou dizer à pessoa para parar, pode reforçar suas ações. Em vez disso, faça muitos elogios rotulados sobre os comportamentos que você deseja encorajar. (Não diga apenas “bom trabalho”, diga “bom trabalho, acalmando-se”.)

Use consequências consistentes.  Seu filho precisa saber quais são as consequências de comportamentos negativos, como intervalos, bem como recompensas por comportamentos positivos, como passar o tempo no iPad. E você precisa mostrar a ele que sempre segue essas consequências.

Espere para falar até que o colapso termine. Não tente argumentar com uma pessoa que está chateada. Você quer encorajar uma pessoa a praticar a negociação quando ela  não está explodindo (e você também não).